NOSSA REVERÊNCIA A QUERIDA HERINEA
21 MAI
A professora, historiadora, escritora e ativista cultural iniciou sua atuação no Araçá em 1995, como servidora pública municipal cedida pelo Prefeito da época Sr. Amocim Leite.
Começou como professora de artesanato e logo depois na área literária com leitura e produção de textos, o resultado foi o primeiro Jornal Mural que deu origem ao Jornal Araçá, diagramado pela primeira vez em 19 de julho de 1996.
E não parou por aí, apaixonada pela Literatura, iniciou uma campanha para arrecadar livros e montou uma pequena Biblioteca, que atualmente se encontra com mais de 2000 obras e leva o seu nome “ Biblioteca Herinea Lima Oliveira”.
A música no Araçá teve grande influência desta inesquecível cidadã. Foi a partir de uma oficina de instrumentos musicais com sucata, ministrada por ela e a professora Conceição, que surgiu o primeiro grupo musical a Banda Canto Chão para que os educandos tocassem e cantassem as cantigas de roda, que mais tarde se transformou em Coro Cantochão, que alcançou um grande sucesso em São Mateus, com gravação de CD e muitas participações em eventos.
Muito comprometida com a cultura local, incentivou o desenvolvimento de diversos projetos que tinham como objetivo recuperar e preservar a cultura tradicional, em parceria com Marli Serra criou o grupo de Reis de Boi Mirim.
Por ter grande conhecimento e influência na cultura de São Mateus e se identificado com a proposta, por longos anos se dedicou a ajudar na consolidação da filosofia e da identidade cultural da Instituição CENTRO CULTURAL ARAÇÁ.
A você Herinea, para sempre, gratidão da família Araçá !
Tag: