Notícias

ARAÇÁ, 25 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS

23 OUT

Chegou o dia 23 de outubro de 2019. Esta não é uma data qualquer, é um marco no tempo que registra a caminhada de 25 anos de história do Centro Cultural Araçá, transformando vidas de crianças, adolescentes e jovens do município de São Mateus/ES.

Em outubro de 1994 as primeiras sementes do Araçá foram lançadas no município de São Mateus. O terreno era duro, não seria fácil fincar raízes, mas araçá é planta forte, sobrevive às adversidades. Quando cortam seus galhos, eles nascem ainda mais fortes. Com essa mesma capacidade de superação, o Centro Cultural Araçá chega aos seus 25 anos e com motivos para celebrar esta data tão importante. Uma história de muita superação das dificuldades e a inserção de indivíduos na sociedade. Além de expor e divulgar a cultura, aqui se valoriza a cidadania e a liberdade. O Araçá acredita na vontade de vencer do povo. É visivel o impacto das suas ações, provocam mudanças e podem ser comprovadas na realidade de seu público alvo.

O Centro Cultural Araçá, Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos. Nasceu no meio acadêmico, fruto do trabalho de 22 estagiários das turmas de Biologia/ Pedagogia CEUNES/UFES em São Mateus, para conclusão de curso. O grupo se desintegrou logo após o fim do estágio. Apenas cinco integrantes seguiram a caminhada: Maria da Penha Rocha Santos, Marilena Cordeiro de Jesus, Maria Conceição Oliveira, Elizalti Campos, Silvana, Luígia Bordoni – Nova Esperança com apoio dos professores universitários Eliane, Santinho e Rejany deram continuidade ao Projeto Araçá, que não poderia ser engavetado.

Pouco a pouco três membros por motivos diversos, trilharam por outros caminhos em busca de novos horizontes. Ficaram Lena e Penha para dar sequência ao Projeto de Arte-Educação utilizando o lúdico e a arte como instrumento para o desenvolvimento intelectual, esportivo, ambiental e escolar das crianças, já conquistadas. Com muita persistência deram-se as mâos e muitas outras mãos talentosas vieram, como as da historiadora Herinéa Lima Oliveira que revolucionaram o Projeto. Cercadas de novos parceiros e de diversos profissionais entusiasmados e movidos pelo sentimento de solidariedade encontrado naquele ambiente, o sucesso foi inevitável. E o resultado testemunha a ousadia das fundadoras.

Inicialmente, o propósito era desenvolver um trabalho com meninas e meninos que viviam nas ruas, fora das instituições regulares de ensino, consistia em ensinar conceitos a partir da visão do lúdico e do brinquedo, era o caminho para o conhecimento. Primeiro, trabalhando na rua onde eram encontradas as crianças, depois num galpão cedido pela Diocese de São Mateus, na Casa Abrigo do Conselho Tutelar e no antigo Lar dos Velhinhos. 

A partir do ano de 1997 graças à doação do então prefeito da época, Amocin Leite, passou a ter sede própria, na zona urbana da cidade, construída com recursos doados por parceiros e benfeitores. Na área foram erguidos quatro prédios, em que funcionam salas de comunicação, matemática, informática, produção audiovisual, biblioteca, sala de vídeo, música, teatro, dança, administrativo, refeitório, cozinha e banheiros.Também existem mais três galpões para o funcionamento das oficinas de arte e brinquedoteca. Num terreno concedido em comodato, foi implantada uma agrofloresta.

A instituição beneficia pessoas dos bairros periféricos da cidade. Regiões onde vivenciam situações de violência e sérias deficiências de programas sociais e culturais. 

Desde o início até os dias atuais, a Entidade venceu várias etapas. Uma caminhada de lutas, dificuldades, conquístas e de muita resistência que já beneficiou mais de 10 mil pessoas por meio das ações que desenvolve.

Em reconhecimento ao trabalho prestado à sociedade na região norte do Espírito Santo, a organização foi premiada em diversos editais, concursos nacionais e internacionais, como por exemplo o programa Geração da Paz que rendeu um patrocínio da Petrobras no período de 2001 até 2008, Programa BNB de Cultura do Banco do Nordeste, Novos Brasis promovido por OI Futuro/Telemar, Programa Criança Esperança, Rede Globo/UNESCO no período de 2006 e 2007. Foi um dos 10 finalistas do prêmio Itaú UNICEF em 2003. O Ministério da Cultura (MINC) premiou  dois projetos: o "Ludicidade" e o "Ponto de Leitura". Por meio de editais, foi selecionado para receber apoio financeiro do Instituto Votorantim no período de 2008 até 2016.

A Assembléia Legislativa do Espírito Santo em Sessão Solene conferiu à instituição a Comenda Chico Prego no ano de 2016 em reconhecimento  prestados à cultura Afro Brasileira e os relevantes serviços prestados a população negra de São Mateus. Da Cáritas Diocesana recebeu o troféu Odair Firmino, que homenageou as instituições pelo trabalho prestado em prol da garantia dos direitos humanos (2016).


Centro Cultural Araçá, 25 anos, união para o futuro!



Tag: